Conheça a equipe de Nutricionistas do ICAVC


As nutricionistas Caroline Ornelas, Larissa Grossi, Ivani Vucovic e Thais Marcon
As nutricionistas Caroline Ornelas, Larissa Grossi, Ivani Vucovic e Thaís Marcon

Durante todo o período de tratamento do paciente oncológico, a equipe de nutrição busca contribuir com orientações e intervenções para que o paciente mantenha o melhor estado nutricional possível, adequando a dieta para uma melhor recuperação e amenização de efeitos colaterais.

Aqui no ICAVC, dentre muitas equipes multidisciplinares, contamos com uma equipe muito bem capacitada de nutricionistas, que atuam nas mais diferentes fases do tratamento do paciente oncológico.

Após o tratamento, as orientações são sempre focadas na recuperação do estado nutricional e na promoção de saúde. No ambulatório, os pacientes de qualquer especialidade podem realizar consulta com a nutricionista Edilaine M. Stella da Cruz, que realiza o atendimento com orientação e avaliação nutricional com foco no bem-estar do paciente.


Muitas vezes, após cirurgia ou tratamento, o paciente não consegue se alimentar pela boca. Ainda por conta do tratamento, suas necessidades nutricionais e calóricas também podem não ser atendidas pela alimentação oral regular. Nesses casos, a dieta enteral pode ser adotada permanentemente ou de modo temporário. A nutricionista Thaís Marcon é a responsável pelos pacientes que fazem uso dessa terapia nutricional enteral, uma fórmula nutricionalmente completa, administrada ao paciente na forma líquida por meio de uma sonda. A nutricionista avalia as fórmulas e verifica a distribuição das dietas aos internados, além de fazer as visitas diárias para verificar a eficácia da terapia realizada.

Pacientes paliativos também têm atenção e rotina especializada. A nutricionista clínica Caroline Ornelas acompanha todos os casos, fazendo visita multidisciplinar diária para os pacientes internados com a equipe de cuidados paliativos logo pela manhã, acompanhando as evoluções e a aceitação alimentar. No momento da alta ela também orienta na nutrição paliativa e indica a melhor dieta para o paciente de acordo com suas necessidades e, claro, suas preferências.

Todos os pacientes recebem orientações nutricionais também no momento da alta hospitalar. Essa importante etapa do tratamento fica por conta da nutricionista Larissa Grossi, que monta os planos nutricionais de forma individualizada e também faz as visitas diárias aos pacientes internados clínicos e pré-operatórios, avaliando a aceitação alimentar, realizando a triagem nutricional e discutindo caso a caso com a equipe médica.

Toda essa equipe de nutricionistas é coordenada pela gestora Ivani Vucovic, nutricionista responsável por verificar a escala de trabalho e demanda diária de pacientes internados, realizando os treinamentos com a equipe da SND (Serviço de Nutrição e Dietética) na cozinha, programando e planejando todo evento que inclua o serviço de nutrição e cuidando de todo o controle de qualidade e refeições oferecidas no hospital.

Equipe de Nutrição do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo
Equipe de Nutrição do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo

Nesse dia 31 de agosto, Dia do Nutricionista, parabenizamos nossas profissionais da nutrição pela dedicação e excelência no atendimento, possibilitando uma intervenção adequada, auxiliando na recuperação e manutenção do estado nutricional do paciente!

Posts recentes

Ver tudo