Dicas para os dias de quimioterapia

Texto: Ewerton da Silva Medeiros

Fonte: Oncoguia e Dra. Alessandra Menezes Morelle


Os dias de quimioterapias podem não ser fáceis, porém existem algumas dicas importantes para que esse processo seja vivenciado de maneira mais agradável e de uma forma mais leve.


Procure usar roupas confortáveis e que lhe façam sentir bem, sem deixar de lado a confiança e autoestima. Não mude o seu estilo de se vestir ou de se maquiar, muito menos algo que afete a sua personalidade. Seja você! Não esqueça de levar um casaquinho e também, se quiser, uma almofada para ficar ainda mais confortável.


Outro ponto importante é a capacidade de se distrair com coisas que lhe façam bem. Baixe uma playlist da sua banda favorita, ouça um podcast interessante que lhe fará “viajar”. Se você é daqueles que curte joguinhos de celular, não perca tempo. Existe também a possibilidade de assistir aquela série que você está super ansioso para saber o final.


Também é importante não esquecer de se hidratar. A água tem um papel fundamental na eliminação dos medicamentos através dos rins e alivia os sintomas de possíveis efeitos colaterais. É indicado que se beba em torno de 2 a 3 litros de água por dia.


E por fim, não passe fome! É recomendado alimentos saudáveis como frutas e verduras para o bom funcionamento do organismo e na absorção de vitaminas e proteínas.


Todas essas dicas são importantes e auxiliam num processo difícil, porém essencial. A paciência e a calma também são importantes aliadas, as sessões podem durar muitos minutos e até horas, mas são parte do seu tratamento e logo vão passar!

Posts recentes

Ver tudo