Formatura da turma 2017-2019

Cerimônia de formatura dos residentes e especializandos aconteceu no auditório

Turma de formandos 2017-2019


Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020, aconteceu no auditório do Centro Hospitalar do ICAVC a formatura dos residentes e especializandos da turma de 2017-2019.


A cerimônia, que lotou o espaço com familiares e amigos, marca o fim de um ciclo de muito convívio e aprendizado e o começo de uma nova jornada como especialistas nas mais variadas áreas da oncologia.


Abrindo as comemorações, a coordenadora da Comissão de Residência Médica, Dra. Célia Regina Soares convidou os colegas preceptores para comporem a mesa de cerimônia: Dra. Silvia Regina Graziani, chefe do serviço de Oncologia Clínica, Dr. Marcos Tobias Machado, médico do serviço de Urologia, Dr. José Francisco de Gois Filho, médico do serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Dr. Gustavo Bonilha Lisboa, médico do serviço de Cirurgia Oncológica e Dr. Fábio Francisco Rodrigues, médico do Serviço de Oncoginecologia e Mastologia.


O diretor geral, Pascoal Marracini abrindo a cerimônia


Logo após a apresentação do vídeo comemorativo do centenário do ICAVC, o Diretor Geral, Sr. Pascoal Marracini falou aos presentes, agradecendo a todos pela presença e os residentes por fazerem parte da história da instituição. "Parabéns aos residentes, aos especialistas e aos preceptores pela formação de novos e qualificados profissionais. É uma grande honra para nós ter tido o convívio de vocês aqui no hospital", completou Pascoal.


Dr. Igor de Azevedo Diniz, representante dos formandos


O representante dos residentes formandos, Dr. Igor de Azevedo Diniz falou em seguida e deixou todos os que estavam presentes emocionados com as palavras de gratidão e carinho pelos profissionais e pela instituição. "Me foi dada uma tarefa muito difícil que é ser porta voz de um grupo muito heterogêneo de pessoas, que agem e interpretam a vida de formas muito diferentes. Então fiquei pensando no que teríamos em comum e a única palavra que me vem à cabeça é gratidão", disse ele. "Pra muitos esse é o fim de uma jornada acadêmica quase interminável e por isso gratidão. Não somente gratidão por ter conseguido concluir essa jornada árdua e longa, mas por ter convivido e compartilhando tanto dentro dessas paredes centenárias. Gratidão aos nossos mestres e preceptores por terem nos ensinado e inspirado a sermos melhores, sempre prontos para combater o câncer da forma mais correta e íntegra, e ficaram eternamente gravados em nossas memórias como referências e inspirações. Gratidão aos nossos pacientes por terem nos permitido aprender e crescer, por terem nos ensinado que a vida vale a pena e que cada segundo deve ser vivido e gratidão aos colaboradores que por diversas vezes tornaram nosso trabalho mais suave e suportável, transformando nossos longos dias de aprendizado em memórias mais leves e saudosas. Em resumo, o que tenho para dizer, em nome de todos é: muito obrigado, família ICAVC!", concluiu Igor.


"Gratidão aos nossos pacientes por terem nos permitido aprender e crescer, por terem nos ensinado que a vida vale a pena e que cada segundo deve ser vivido", disse o Dr. Igor de Azevedo Diniz

Dra. Célia Regina Soares, coordenadora da COREME


"Nós estamos celebrando uma importante conquista na vida profissional dos nossos residentes e especializandos que estão completando seu período de formação aqui no ICAVC. Esse também é um importante momento para o hospital onde o objetivo é formar mais especialistas no tratamento do câncer e agora mais um grupo está preparado para atuar nessa área. Eles são agora parte da realização de um sonho iniciado pelo Dr. Arnaldo, que em 1920 já estava preocupado com a pesquisa e cura do câncer", disse a coordenadora da COREME, Dra. Célia Regina Soares. "Todos os profissionais envolvidos na formação de vocês estão orgulhosos e honrados, certos que vão exercer suas especialidades com excelência", completou.


"Eles são agora parte da realização de um sonho iniciado pelo Dr. Arnaldo, que em 1920 já estava preocupado com a pesquisa e cura do câncer", falou a coordenadora da COREME, Dra. Célia Regina Soares

Os preceptores também disseram palavras de carinho e desejaram sorte aos formandos. A Dra. Silvia Regina Graziani disse: "Quero desejar a eles muita sorte nessa nova caminhada. E ainda bem que nós temos a sorte também de ter uma parte deles compondo nossa equipe neste ano". Seguida pelo Dr. Marcos Tobias Machado, representando o Dr. Hamilton Zampolli, chefe do serviço de Urologia, fez seus votos também: "Desejo que vocês mantenham humanidade no atendimento, estejam sempre atualizados e nunca abandonem o sonho de vocês".


Representando o Dr. Rafael De Cicco, chefe do serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Dr. José Francisco de Gois Filho falou como médico do serviço desde 1986: "Temos o orgulho de formar mais uma residente da CCP, serviço que já formou profissionais em todos os estados brasileiros. Muita sorte!".


"Espero que vocês tenham apreço pela inovação, não se acomodem, mantenham a humildade de escutar quem tem mais experiência e mantenham sempre a gentileza porque isso volta sempre pra vocês", aconselhou o Dr. Gustavo Bonilha Lisboa, médico do serviço de Cirurgia Oncológica.


Não podendo estar presente, o Dr. Carlos Elias Fristachi, chefe do SOGM - Serviço de Oncoginecologia e Mastologia, deixou um discurso para que o Dr. Fábio Rodrigues falassem em seu nome: "Nunca esquecer do objetivo maior de sua carreira: o paciente. Espero que os ensinamentos adquiridos sirvam de guia para enfrentar a luta que é tratar do paciente portador de câncer. Vocês estão se formando no ano em que o nosso ICAVC completa 100 anos, vocês devem sentir orgulho de participar dessa história", completando com suas próprias palavras, o Dr. Fabio encerrou o momento "Queria terminar dando um conselho a vocês: o que vocês precisam é não esquecer nunca de olhar o seu paciente, olhem nos olhos, toquem seu paciente. Ele precisa disso. Usando aqui a nossa frase: sem vocês, não seríamos 100".


Nós, do ICAVC, desejamos muito sucesso na nova etapa de carreira de todos, que continuem sempre focados em seus objetivos. As portas estarão sempre abertas!


Os formandos:


Cirurgia Oncológica

Dr. Igor de Azevedo Diniz

Dr. Mailson Alves Lopes

Dra. Renata Nunes Corrêa

Dr. Rodrigo Tognon Rossi


Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Dra. Anna Carolina Novais Costa


Radioterapia

Dr. Brian Correa Campos


Mastologia

Dra. Eveline de Abrantes Silva


Oncologia Clínica

Dra. Gisele Ap. da C. Gonçalves Pires

Dra. Giovanna Vincoletto Pinto

Dra. Letícia Lins Sousa

Dr. Lucas Jacometo C. de Castilho


Especializandos

Dr. Anis Taha

Dr. Fernando Lorenzetti da Cunha

Dr. Alan Jones Lima Leite

Dr. Rafael Castilho Borges

Dr. Marcelo Soares Schalch

Copyright © 2020 Instituto do Câncer Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho