top of page

II Simpósio de Mastologia do ICAVC

Evento aconteceu no dia 25 de outubro, em comemoração ao Outubro Rosa



Com muita satisfação, o Instituto de Câncer Dr. Arnaldo realizou, nesta sexta, 25 de outubro, o II Simpósio de Mastologia SOGM do ICAVC. O evento reuniu profissionais da área para uma manhã muito produtiva no Anfiteatro do Centro Hospitalar.


Iniciando o evento, Prof. Dr. Carlos Elias Fristachi, chefe do Serviço de Oncoginecologia e Mastologia do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo, agradeceu a presença de todos e deu a palavra ao Dr. Christian Campos, representando a Diretoria Técnica, que desejou uma boa discussão a todos. O Diretor Geral do ICAVC, Sr. Pascoal Marracini, ressaltou a importância dos temas que seriam discutidos dentro do panorama global do câncer de mama.


A primeira aula técnica foi ministrada pelo Prof. Dr. André Mattar, chefe da Oncologia Clínica do Hospital Pérola Byington, além de membro da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Associação Paulista de Medicina. Falando sobre os detalhes envolvidos na detecção precoce do câncer de mama no Brasil, contou também sobre a experiência do Hospital Pérola Byigton ao longo dos anos, demonstrando como foi feito uma otimização dos sistemas, a fim de tornar o atendimento mais rápido e eficaz. “É sempre bom trocar experiências, principalmente com os profissionais do Instituto de Câncer Dr. Arnaldo, que tem bastante vivência prática no tratamento do câncer”, contou Dr. André Mattar, que completou dizendo que a troca de informações e de abordagens com o paciente é fundamental para continuar a dar uma atendimento de qualidade para o paciente oncológico.


Seguindo a programação, o Prof. Dr. Jorge Y. Shida, médico assistente da UNIFESP e Diretor da Mastologia do Hospital Pérola Byington, falou sobre o rastreamento do câncer de mama com números globais e indicadores de idade e efetividade do rastreio. “É uma honra maravilhosa estar aqui, conversar com quem já entende é ótimo porque o assunto rende, ainda mais com uma visão do bem e para o bem do paciente”, contou Dr. Jorge Shida.


Após as aulas, o residente da Mastologia, Dr. Daniel Carbonieri Batista de Oliveira, compartilhou casos com a mesa de discussão, composta pelo Prof. Dr. Carlos Elias Fristachi, Prof. Dr. André Mattar, Prof. Dr. Jorge Shida e Dr. Rodrigo Macedo da Silva, diretor clínico do ICAVC e médico do SOGM. "Discutir casos e aprender mais com esses renomados mastologistas é sempre muito bom", contou o Dr. Daniel.


Os casos foram mediados pelo Prof. Dr. Fabio Francisco Oliveira Rodrigues, médico assistente titular do SOGM e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Mastologia. Conversando entre as diversas formas de abordagens, os doutores traziam extenso conteúdo meritório à plateia.


Encerrando o evento, o Dr. Carlos Elias agradeceu a participação brilhante de todos, principalmente dos palestrantes e colegas de equipe. "As aulas do Dr. André e do Dr. Jorge mostraram a importância do rastreamento e detecção precoce para a cura e também o quão valioso é a rapidez no atendimento das pacientes diagnosticadas com tumores malignos", disse ele, que completou "Nos vemos no ano que vem!".


O ICAVC sente-se grato pelo privilégio de poder ter contado com grandes parceiros na realização do evento, como a Sociedade Brasileira de Mastologia, o Instituto Oncoguia, o Movimento TJCC e a Sociedade Brasileira de Cancerologia.


Graças à união dos mais variados setores — Marketing, Voluntariado, TI, Nutrição e Dietética e Diretoria Técnica, representada por Rose D’Abronzo e Rosi Silva Alves, empenhados na produção deste evento, o evento pôde concluir com sucesso o objetivo de perpetuar valiosas informações sobre tópicos eminentemente cirúrgicos relacionados ao cotidiano da especialidade, com foco estritamente prático, através do debate interinstitucional associando teoria aos casos clínicos selecionados.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page