top of page

Formatura dos residentes 2016-2018



Saudando os presentes, a cerimônia foi aberta pelo Dr. Rafael De Cicco, coordenador da Residência Médica e Chefe do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do ICAVC. Em uma fala emocionante, Dr. Rafael agradeceu a presença de todos e falou sobre a importante participação da equipe multidisciplinar na formação do residente.


Também ressaltou o comprometimento e o profissionalismo que os residentes tiveram durante sua trajetória no ICAVC, enfrentando dificuldades e superando desafios: “É gratificante formar vocês depois de todos esses anos”, disse ele, que ainda aconselhou os novos colegas a continuarem se atualizando sempre, buscando cada vez mais conhecimento.



Os doze residentes das áreas de Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Mastologia e Radioterapia concluíram o programa em 2018 e receberam as homenagens de seus preceptores.


Começando a entrega dos cartões de agradecimento e diploma, Dra. Cássia Maria Costa fez um discurso emocionado “É interessante como vocês entram [na residência] achando que vão aprender um monte de coisas com a gente e nós é que acabamos aprendendo muito porque vocês são jovens, tem vitalidade, cabeça muito boa. Agradeço muito pelo tempo que passaram aqui”. A médica do Serviço de Oncológica Clínica ainda aconselhou: “Não comecem achando que vai dar tudo certo de cara, é devagar. O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário”.


Em seguida, Dr. Hézio J. Fernandes Júnior, chefe do Serviço de Oncologia Clínica também falou aos pupilos, agradecendo os momentos em que estiveram juntos: “Vocês farão muita falta e obviamente estão convidados a permanecer no serviço, pois vocês são prata da casa”.


Dra. Célia Regina Soares também entregou, junto às colegas do setor de Radioterapia as homenagens para as médicas agora formadas na especialidade. “Nós da Radioterapia temos o prazer de ter participado da formação de cada um, especialmente das nossas três meninas, que estarão sempre em nossos corações”, declarou Dra. Célia, que completou: “Esse tempo todo só fez com que a gente crescesse e aprendesse com o que vocês também trouxeram para nós”.


Dr. Mário Feitoza de Carvalho Freitas Filho, chefe do Serviço Clínica Cirúrgica Oncológica e ex-residente do ICAVC também participou do encontro. “A residência é um momento importantíssimo na vida da gente e eu sou entusiasta desta [residência], porque é feita com muito amor e carinho”, em clima de emoção, completou: “Acho que engrandece muito nossa instituição quando os residentes escolhem vir pra cá e também quando se formam aqui. Ficamos muito lisonjeados de fazer parte disso”.


Dr. Carlos Elias Fristachi, Chefe do Serviço de Oncoginelogia e Mastologia – SOGM, parabenizou os formados em nome do serviço. “Em especial a residente da Mastologia, Etiénne de Albuquerque Bastos, que não pode estar presente porque está completando um estágio em sua especialidade na Europa, um convênio do ICAVC com a Universidade de Porto”, com discurso memorável também declarou “Transformar um hospital assistencial por excelência em um hospital de ensino de excelência não é uma tarefa fácil. É uma luta diária. Vocês venceram e saem daqui com certeza preparados para enfrentar a realidade de suas especialidades. Parabéns!”.


Para encerrar a tão emocionante cerimônia, o Dr. Danilo Nogueira Cimatti, representando os formandos, deu seu depoimento. “Cada desafio que a gente passa, vindo todos os dias, operando pacientes que precisam muito de nossa ajuda... Tudo isso dá um sentimento de muita gratidão. Aqui é uma casa, fomos bem acolhidos, conhecemos muita gente e evoluímos muito a cada dia”.


O Instituto de Câncer Dr. Arnaldo parabeniza a equipe pelo excelente trabalho desenvolvido e deseja muito sucesso e felicidade nas próximas etapas da carreira dos recém-formados:


Cirurgia Oncológica

Dr. Danilo Nogueira Cimatti Dra. Fernanda Gebin Galrão De França Dra. Margarethe Novaes Dr. Sérgio Bonanno Junior


Oncologia Clínica

Dra. Arianne Renata Eyzaguirre Velasquez Dr. Fabiano Garcia Vanderlinde Dra. Paula Calixto Batistela Diniz Dr. Rafael Sanches Ferreira


Radioterapia

Dra. Carolina Murakami Kuboiama Dra. Laila Nunes Ribeiro Dra. Renata Jane Chaves Bernardo


Mastologia

Dra. Etiénne De Albuquerque Bastos (representada pela Dra. Eveline de Abrantes Silva)




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page