Copyright © 2020 Instituto do Câncer Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho

Orientações aos pacientes

Atualizado: há 7 dias


Atualização de 23/03/2020

A partir do dia 24/03/2020, a unidade Santo Amaro, localizada no CEO Alto da Boa Vista, ficará fechada temporariamente.


Pacientes seguem o tratamento normal, conforme planejado com seus médicos, mas no Centro Hospitalar do ICAVC, localizado na Rua Dr. Cesário Motta Júnior, 112.

Atualização de 20/03/2020

A partir do dia 23/03/2020, por tempo indeterminado, estarão suspensos também os exames de rotina no ICAVC. Serão colhidos somente exames do pronto atendimento, pacientes internados e exames do ambulatório e triagem que estejam sinalizados como urgentes.


Estamos também triando as agendas de ultrassom, colonoscopia e endoscopia, cancelando exames de seguimento, sempre com orientação dos médicos responsáveis por cada paciente e tratamento. Estes cancelamentos estão sendo feitos pelo telefone, na medida do possível.

O ICAVC está atento à evolução dos casos do COVID-19 no Brasil. Pensando no bem estar dos pacientes, acompanhantes e colaboradores, funcionará por tempo ainda indeterminado um novo esquema para consultas e procedimentos.


Sendo assim estão mantidas:

  • Sessões de radioterapia e quimioterapia. É importante ressaltar: não interrompa seu tratamento! As medidas de cuidado e higiene precisam sim ser redobradas, mas o tratamento deve seguir conforme o planejado pelo seu oncologista;

  • Primeiras consultas, de triagem, encaminhadas pela prefeitura;

  • Consultas de pré-operatório e pós-operatório.


As consultas com multiprofissionais (psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista e demais especialidades) estão canceladas temporariamente.


Para os pacientes com consultas ambulatoriais, de rotina (feitas de tempos em tempos para acompanhamento pós tratamento e controle), informamos que estas serão canceladas temporariamente, a fim de contribuir para uma quarentena e não expor os pacientes a nenhum risco.


Os reagendamentos serão feitos assim que possível, quando houver uma maior normalidade.


Voltamos a ressaltar: Nenhum caso foi confirmado em nosso hospital, mas continuamos a incentivar boas práticas de higienização das mãos e os cuidados com as informações que circulam pela internet. Não há motivo para pânico, mas sim motivos para cuidarmos melhor de nós mesmos e de uns aos outros neste momento.


Para mais informações sobre o COVID-19, clique aqui.

9 comentários