Orientações aos pacientes

Atualizado: Jun 26



Atualização de 26/06/2020


O Instituto de Câncer Dr. Arnaldo informa que devido ao desabastecimento de insumos para procedimento anestésico algumas cirurgias serão reagendadas.


Informamos ainda que o desabastecimento ocorre em todos os hospitais do país por conta do uso do insumo no combate ao Coronavírus com o intuito de manter os pacientes graves em sedação.


Estamos em constante tentativa de adquirir os insumos necessários para remarcarmos os procedimentos.


Os casos estão sendo acompanhados pelas equipes médicas, fique tranquilo. Em caso de dúvidas converse com o médico responsável pelo seu tratamento.



Atualização de 09/06/2020


O Instituto de Câncer Dr. Arnaldo informa que a Unidade Santo Amaro será reaberta e terá funcionamento normalizado a partir do dia 15/06/2020.


Os agendamentos para consultas já estão disponíveis presencialmente no Centro Hospitalar e no Centro Ambulatorial e também via telefone, ligando 3367-3844, ramal 3804.



Atualização de 19/05/2020

O Instituto de Câncer Dr. Arnaldo informa que haverá expediente normal nos dias 20, 21, 22 e 25 de maio, exceto o setor de Radioterapia. Os atendimentos serão remarcados para que não haja prejuízo nos tratamentos.


A decisão foi tomada para que não sejam canceladas ou adiadas consultas e exames já agendados, com a finalidade de não causar prejuízo no curso do tratamento planejado pelos médicos aos pacientes.


Pedimos ainda que respeitem o isolamento social, seguindo as orientações e evitando grandes aglomerações, saindo de casa apenas em caso de extrema necessidade - como para comparecer às consultas e dar continuidade ao tratamento, que não deve parar.



Atualização de 11/05/2020


Para os pacientes internados, os boletins médicos diários acontecerão nos seguintes horários: Oncologia Clínica Todos os dias, às 10h Demais especialidades (TGI, Urologia, Oncoginecologia, Mastologia, Cabeça e Pescoço e Cirurgia Torácica) Segunda a sexta, às 7h Sábado e domingo, às 10h Os boletins do Centro Cirúrgico, sobre cirurgias em andamento acontecerão: Todos os dias, às 12h e 17h

Atualização de 24/04/2020


Uso obrigatório de máscaras para circulação nas dependências do ICAVC

Em cumprimento ao disposto no DECRETO Nº64.949, DE 23 DE ABRIL DE 2020, do Governo no Estado de São Paulo e na nota Informativa nº3/2020-CGGAP do Ministério da Saúde, informamos que para entrada e permanência nas dependências do hospital será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial, descartáveis, caseiras ou reutilizáveis, como medida de contenção e prevenção da COVID-19.


Lembramos que para evitar aglomerações excessivas , nas consultas e realização de exames, será permitida a entrada apenas do paciente, com exceção para aqueles que necessitam de auxílio, quando será liberada a entrada de apenas um acompanhante.


O cumprimento dos dispositivos legais e recomendações médicas, visa proteger a todos, principalmente os pacientes que fazem parte do grupo de maior risco caso sejam infectados pelo coronavírus. É importante lembrar também que o uso da máscara deve ser feito ainda com outras medidas de prevenção, como a higienização correta das mãos e etiqueta da tosse. Contamos com a colaboração de todos para que o cumprimento das recomendações médicas e legais seja eficiente e consiga ajudar na prevenção e controle dessa epidemia.


Clique aqui e veja orientações para uso e cuidado das máscaras caseiras

Atualização de 13/04/2020


Medidas de restrição de circulação no ICAVC:

A partir do dia 13/04/2020, será liberada a entrada de 15 pacientes a cada meia hora para a coleta de sangue, sendo que acompanhantes serão permitidos apenas para casos em que o paciente necessite de auxílio. As senhas serão distribuídas na recepção, evitando aglomerações no laboratório. Caso haja fila, é importante manter a distância segura recomendada de um metro e meio.


Paciente oncológico e coronavírus:

Confira algumas perguntas frequentes, recebidas através de nossas redes sociais e respondidas pela Dra. Silvia Regina Graziani, chefe do serviço de Oncologia Clínica do ICAVC.



Atualização de 09/04/2020


Medidas de restrição de circulação no ICAVC:

Devido à pandemia do COVID-19, o acesso ao ambulatório no 1º andar do Centro Hospitalar será apenas para os pacientes. Caso o paciente necessite de auxílio, será liberado apenas 1 acompanhante.


Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras caseiras por toda a população

A recomendação do Ministério da Saúde é de que toda a população, quando necessitar sair do isolamento social, use máscaras caseiras para ajudar na prevenção contra o coronavírus. É importante lembrar ainda que a máscara é apenas uma forma de ajudar, já que é preciso manter a higiene correta das mãos, etiqueta da tosse e principalmente o isolamento social neste período. Em nossas redes sociais ensinamos uma forma fácil de fazer uma máscara em casa, além de como devem ser usadas e limpas.



Atualização de 23/03/2020

A partir do dia 24/03/2020, a unidade Santo Amaro, localizada no CEO Alto da Boa Vista, ficará fechada temporariamente.


Pacientes seguem o tratamento normal, conforme planejado com seus médicos, mas no Centro Hospitalar do ICAVC, localizado na Rua Dr. Cesário Motta Júnior, 112.



Atualização de 20/03/2020

A partir do dia 23/03/2020, por tempo indeterminado, estarão suspensos também os exames de rotina no ICAVC. Serão colhidos somente exames do pronto atendimento, pacientes internados e exames do ambulatório e triagem que estejam sinalizados como urgentes.


Estamos também triando as agendas de ultrassom, colonoscopia e endoscopia, cancelando exames de seguimento, sempre com orientação dos médicos responsáveis por cada paciente e tratamento. Estes cancelamentos estão sendo feitos pelo telefone, na medida do possível.

O ICAVC está atento à evolução dos casos do COVID-19 no Brasil. Pensando no bem estar dos pacientes, acompanhantes e colaboradores, funcionará por tempo ainda indeterminado um novo esquema para consultas e procedimentos.


Sendo assim estão mantidas:

  • Sessões de radioterapia e quimioterapia. É importante ressaltar: não interrompa seu tratamento! As medidas de cuidado e higiene precisam sim ser redobradas, mas o tratamento deve seguir conforme o planejado pelo seu oncologista;

  • Primeiras consultas, de triagem, encaminhadas pela prefeitura;

  • Consultas de pré-operatório e pós-operatório.


As consultas com multiprofissionais (psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista e demais especialidades) estão canceladas temporariamente.


Para os pacientes com consultas ambulatoriais, de rotina (feitas de tempos em tempos para acompanhamento pós tratamento e controle), informamos que estas serão canceladas temporariamente, a fim de contribuir para uma quarentena e não expor os pacientes a nenhum risco.


Os reagendamentos serão feitos assim que possível, quando houver uma maior normalidade.


Voltamos a ressaltar: Nenhum caso foi confirmado em nosso hospital, mas continuamos a incentivar boas práticas de higienização das mãos e os cuidados com as informações que circulam pela internet. Não há motivo para pânico, mas sim motivos para cuidarmos melhor de nós mesmos e de uns aos outros neste momento.


Para mais informações sobre o COVID-19, clique aqui.

20 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Agendamento de consultas e exames

Orientamos para que as marcações sejam feitas presencialmente no Centro Ambulatorial (Largo do Arouche, 66 - Vila Buarque). O paciente ou f

Copyright © 2020 Instituto do Câncer Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho