top of page

radioterapia

A radioterapia é definida como o emprego de radiações ionizantes com fins terapêuticos e existe desde o final do século 19, logo após as experiências com os raios X e a descoberta da radioatividade. A finalidade é ministrar uma dose efetiva de radiação a um tecido, respeitando a dose que os tecidos sadios à volta podem receber sem sofrer dano grave. 

Essa é uma importante arma no tratamento de diversas doenças, sendo que mais de 60% dos pacientes com câncer terão indicação de sua utilização em alguma fase do tratamento. 

As radiações ionizantes usadas em radioterapia podem ser as eletromagnéticas (raios X ou fótons e os raios gama) e as corpusculares (elétrons, prótons, nêutrons). Os raios X podem ter baixa ou alta energia. Os de baixa energia são utilizados em lesões superficiais, como no câncer de pele. Os de alta energia, originários de equipamentos denominados aceleradores lineares de partículas, são utilizados para tratamento de lesões mais profundas, como próstata, pulmão, esôfago, estômago, cérebro, mama e tumores da região da cabeça e pescoço. 
 

o icavc era conhecido como instituto do radium na época de sua fundação, já que foi um dos pioneiros no tratamento com radiação

principais dúvidas

Por que o tratamento de radioterapia é indicado? 

A radioterapia utiliza de radiações ionizantes com intenção curativa ou paliativa. No pré-operatório ou neoadjuvante serve para reduzir os tumores no campo cirúrgico, facilitando a ressecção cirúrgica; No pós-operatório ou após quimioterapia (adjuvante) para eliminar doenças invisíveis a olho nu; Quando utilizada de forma paliativa, é indicada no alívio sintomático para melhorar a qualidade de vida do paciente.

O paciente que se trata com radioterapia fica radioativo?

Não. Após a radiação ser emitida, não existe radiação persistente. 

Quantas sessões de radioterapia terei que fazer? 

Habitualmente o tratamento varia de 5 a 40 sessões, empregadas cinco dias por semana, de segunda a sexta, perfazendo uma a oito semanas de tratamento.  

Quais os cuidados que devo tomar durante o tratamento? E como lidar com os efeitos colaterais?

Esses e outros questionamentos você pode conferir no nosso manual de orientação ao paciente, clicando no botão ao lado. 

Esse material é distribuído gratuitamente no setor de Radioterapia do ICAVC e você deve receber um no momento do início do tratamento, podendo solicitar uma cópia quando precisar. 

bottom of page