top of page

Animais de estimação são auxílio no tratamento oncológico

Texto: Ewerton da Silva Medeiros

Fonte: INCA


Quem aí não é apaixonado(a) por um cãozinho bagunceiro e sapeca, que nos ajuda a alegrar aquele dia que parece estar meio chato, ou de um gatinho fofinho e todo manhoso que adora um colinho?


Pois bem, independente do seu bichinho de estimação preferido, estudos comprovam que a presença dos animais ajuda (e muito!) no tratamento da doença.


A convivência com esses carinhas afeta positivamente a saúde biológica, emocional, cognitiva e social do paciente. Os principais benefícios de quem adota um animalzinho de estimação são:

  • Aumento da pressão sanguínea que ajuda o corpo a reagir contra o tumor;

  • Ação antidepressiva e ansiolítica;

  • Estímulo à interação social;

  • Liberação da endorfina, hormônio da felicidade.

Outro ponto positivo da pet terapia, é que os animais ajudam a manter o astral elevado também dos integrantes da família do paciente, ajudando assim na sensação de bem-estar de todos.


Em fases mais pesadas do tratamento como a quimioterapia e a radioterapia, geralmente a sensação de solidão e ansiedade do paciente tende a aumentar, e é nesse momento em que o convívio com animais de estimação tem a sua maior importância e eficiência.


No Brasil existem ONGs especializadas em levar animais até essas instituições de tratamento de câncer, para passar o dia com os pacientes e seus familiares, especialmente crianças. Como é o caso do Patas Therapeutas, onde todos os animais são de pessoas voluntárias e passam por exames de saúde e comportamento, além de serem higienizados antes de entrarem nas dependências dos hospitais.


Contudo, nem sempre foi assim. O preconceito acerca da ideia de que os animais de estimação podem ajudar no tratamento de pacientes com câncer já foi bastante forte, porém de alguns anos para cá, essa visão está mudando, e a procura pelos bichinhos de estimação só aumenta! Ainda assim, caso se sinta inseguro, oriente-se com seu médico oncologista e peça a sua opinião.


E aí? Pronto para encontrar o seu bichinho ideal? Procure por ONGs que ajudam animais perto de sua casa ou conheça Procure um Amigo, Amigos de São Francisco, Instituto Santo Pet e encontre o amigo perfeito pra você!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page