ICAVC celebra o Dia do Laringectomizado com entrega de laringes eletrônicas



Mais uma conquista do ICAVC e de todos os pacientes! Agora os pacientes laringectomizados total receberão a laringe eletrônica, mesmo os que optarem pela prótese esofágica.

Hoje, no Dia Nacional do Laringectomizado, damos início a este novo ciclo! Reunimos 7 dos nossos pacientes para receberem a laringe eletrônica, uma iniciativa da equipe de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e da Atos, empresa fornecedora das laringes para os pacientes.

A laringectomia total é um procedimento que pode remover o tumor cancerígeno através da extração das pregas vocais e a laringe eletrônica (ou eletrolaringe), hoje contemplada pelo SUS na Portaria MS 3728 de 22 de dezembro de 2020, é um equipamento portátil que possibilita a emissão de uma onda sonora contínua, que forma palavras através dos órgãos articuladores como lábios, língua e dentes.

“Sem dúvidas promover um encontro como esse é um passo muito importante, mais pacientes vão passar a ter acesso à reabilitação fonoaudiológica, mais segura. Com a distribuição da laringe eletrônica esse processo é acelerado junto a contribuição da equipe multidisciplinar do hospital”, disse Alexandre Gonçalves, um dos representantes da Atos que compareceu ao ICAVC para auxiliar os pacientes no manuseio e conhecimento da laringe eletrônica. “Para os pacientes é uma oportunidade de ter a voz novamente, falar novamente”, explica Jaqueline, enfermeira da equipe da Atos.

Os pacientes tiveram também a oportunidade de ter o primeiro contato com o aparelho, que agora pode ser a sua principal forma de comunicação. A laringe eletrônica entregue tem bateria que pode durar até um mês e permite carregamento por USB, além de permitir variação no tom da voz para permitir que emoções sejam ouvidas e transição suave entre volumes normais e mais suaves com facilidade de um toque.

Usar a laringe eletrônica é uma atividade que demanda treino e prática, por isso o acompanhamento fonoaudiólogico é essencial e, com o tempo, o paciente pode até reaprender a cantar. Para Carla Moreira, fonoaudióloga do ICAVC esse é um momento muito importante para todos. “Hoje se inicia essa entrega das próteses e laringes e hoje, em um dia especial como o dia do laringectomizado. Fico muito feliz por participar desse momento que ajuda os pacientes a adquirir qualidade de vida e se comunicar com família e amigos, o que tem efeito fundamental no tratamento”, contou ela.

O chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do ICAVC, Dr. Rafael De Cicco também ressalta que essa é uma conquista de muitos anos. “Ficamos muito felizes em proporcionar aos pacientes o melhor tipo de tratamento e reabilitação, como acontece em muitos outros hospitais que não atendem o Sistema Único de Saúde”, disse Dr. Rafael, “Foi fundamental o empenho da Atos, em melhorar as condições de compra, o empenho de todo o grupo multidisciplinar e da diretoria do hospital, que comprou essa ideia nossa, para que isso possa estar acontecendo hoje. Agora acreditamos que é só o começo, a primeira turma de pacientes de reabilitação, e todos os pacientes vão ter condição de se reabilitar”, celebrou ele.

O ICAVC agradece aos pacientes presentes, Alexandre, Andrea e Jaqueline da Atos, toda a equipe de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, especialmente o Dr. Rafael De Cicco e a fonoaudióloga Carla Moreira, e a diretoria do hospital que apoiou a iniciativa e todo o processo de compra das laringes eletrônicas e próteses esofágicas.

Dessa forma, o ICAVC pretende contribuir positivamente para a melhora da qualidade de vida de seus pacientes. Nesse dia tão especial, a entrega simbólica marca o início de uma nova oportunidade. Mais do que apenas uma forma de se comunicar por fala, a laringe eletrônica também representa independência e o início um novo capítulo na vida dos pacientes!



Posts recentes

Ver tudo