ICAVC realiza inovadora reconstrução microcirúrgica

Cirurgia foi executada pela equipe de Cirurgia de Cabeça e Pescoço



O Instituto de Câncer Dr. Arnaldo deu um grande passo rumo à excelência ao realizar no Centro Cirúrgico a primeira reconstrução microcirúrgica em paciente de cabeça e pescoço do hospital.


A cirurgia, que aconteceu no dia 16 de maio, foi realizada pela equipe de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do ICAVC, que utilizou a técnica de transplante de retalho livre com reconstrução microcirúrgica em um paciente que retirou um tumor de 4x2cm decorrente do câncer de boca.


Trata-se de técnica moderna, somente disponível em centros de excelência no Brasil e exterior. Poucos centros de atendimento ao SUS possuem essa expertise. ‘É um desejo antigo meu implementar essa técnica”, disse o Dr. Rafael De Cicco, chefe do serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. “Montei ano passado o projeto e colocamos em prática agora, sem custos adicionais ao hospital e com retorno muito grande aos pacientes”.


A cirurgia do paciente foi realizada através de um transplante de um retalho de pele e gordura do antebraço do próprio paciente, havendo ligação das artérias e veias através de microcirurgia, nos vasos do pescoço.


Usualmente, se utiliza de ligações do peito ou de outras regiões próximas ao local da retirada do tumor para fazer esse tipo de ligação, mas com a nova técnica as possibilidades são ampliadas e trazem incrível benefício ao paciente. “Os cuidados do pós-cirúrgico são os mesmos de qualquer cirurgia, mas o paciente poderá se recuperar muito mais rápido, se alimentar melhor e falar normalmente”, contou Dr. Rafael.


Os médicos do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço buscaram aperfeiçoamento nos Estados Unidos, para poder trazer essa técnica para nossos pacientes do Sistema Único de Saúde. O Dr. Marcelo Soares Schalch esteve durante um mês no Long Island Jewish Medical Center, hospital conceituado nos EUA, acompanhando uma equipe que realizava essa cirurgia. Este aprendizado fez parte do estágio que realizou na equipe de CCP do ICAVC. “Foi uma experiência fantástica. Essa cirurgia é o que tem de melhor para oferecer para o paciente e foi muito importante realizar aqui no Instituto”, contou Dr. Marcelo, que falou também sobre o sentimento de realizar essa grande cirurgia: “Além de ter ficado esse tempo lá, eu estudei muito, estava muito preocupado para dar certo e me dediquei bastante, afinal é uma vida e nós queremos dar o melhor para o paciente”.


Ainda segundo Dr. Marcelo, o paciente está tendo uma ótima recuperação e está muito feliz com o resultado. Esse tipo de técnica abre as possibilidades de reconstrução com uma melhor qualidade funcional e estética, fatores importantes para os pacientes portadores de neoplasias malignas de cabeça e pescoço.


Parabenizamos a equipe de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e agradecemos a todos por colocarem à disposição sempre os melhores tratamentos para os pacientes!

Copyright © 2020 Instituto do Câncer Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho